quarta-feira, 27 de abril de 2011

Modelo de Bohr

       Bohr começou por presumir que os elétrons em órbita não descreviam movimento em espiral em direção ao núcleo. Isto contradizia tudo que se conhecia de eletricidade e magnetismo, mas adaptava-se ao modo pelo qual as coisas aconteciam.

       Nesta ocasião Bohr determinou suas duas leis para o que realmente ocorre.

Primeira Lei: os elétrons podem girar em órbita somente a determinadas distâncias permitidas do núcleo.

       Este é um comportamento muito diferente daquele dos objetos que nos cercam. Suponha que uma bola arremessada de uma sala só pudesse seguir 2 ou 3 trajetos determinados, em vez das centenas de trajetos diferentes que ela realmente pode seguir. Seria como se a sala tivesse trajetos invisíveis orientando a bola. Assim, a lei de Bohr afirma que os elétrons agem como se o espaço ao redor do núcleo atômico possuísse trajetos invisíveis. Mas Bohr não deu justificativa para esta estranha situação.

Segunda Lei: um átomo irradia energia quando um elétron salta de uma órbita de maior energia para uma de menor energia.

       Além disso, um átomo absorve energia quando um elétron é deslocado de uma órbita de menor energia para uma órbita de maior energia.
Em outras palavras, os elétrons saltam de uma órbita permitida para outra à medida que os átomos irradiam ou absorve energia. As órbitas externas do átomo possuem mais energia do que as órbitas internas. Por conseguinte, se um elétron salta da órbita 2 para a órbita 1, há emissão de luz, por outro lado, se luz de energia adequada atingir o átomo, esta é capaz de impelir um elétron da órbita 1 para a órbita 2. Neste processo, a luz é absorvida.




A linha vermelha no espectro atômico é causada por elétrons saltando da terceira órbita para a segunda órbita.









A linha verde-azulada no espectro atômico é causada por elétrons saltando da quarta órbita para a segunda órbita.









A linha azul no espectro atômico é causada por elétrons saltando da quinta órbita para a segunda órbita.










A linha violeta mais brilhante no espectro atômico é causada por elétrons saltando da sexta órbita para a segunda órbita.

        É interessante notar que os comprimentos de onda da luz encontrada no espectro do hidrogênio corresponde à diferentes órbitas. (O comprimento de onda guarda relação com a energia. Os menores comprimentos de onda de luz significam vibrações mais rápidas e maior energia). Por exemplo, a linha verde-azulada no espectro linear do hidrogênio é causada por elétrons que saltam da Quarta órbita para a Segunda órbita. A figura mostra como cada linha no espectro resulta de um determinado salto de elétrons

8 comentários:

  1. nossa q enteressante!!!!!!!!!!! =3

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  3. espero
    que me ajude no meu trabalho de ciÊcias

    ResponderExcluir
  4. Prezado;

    O que colegas da Física-Quântica-Atrasada, chamam equivocadamente de Salto-Quântico: eu da Física-Quântica-Avançada: chamo de DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO-ORBITAL-ATÔMICA.

    Meu nome é José Bonifácio, nascido no antigo distrito de PARAÍSO-BAHIA-BRASIL, numa conceituada família de doutores e mestres: do conhecimento.

    Sou o único MÚLTIPLO CIENTISTA ENERGÉTICO desse Planeta-H "H" de habitável, que chamam erradamente de TERRA, uma vez que TERRA, é apenas um dos 5 ELEMENTOS, assim como FOGO, ÁGUA, AR e EC: também são.

    Venho fazendo GRANDES DESCOBERTAS CIENTÍFICAS, em diversas áreas.

    PRIMEIRA DESCOBERTA CIENTÍFICA FEITA POR MIM:


    Que a humanidade já vivia há muito tempo atrás sem saber a 3° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO ÁGUA, e que se encontra atualmente sem preparo algum já TRANSITANDO: para a 4° ERA.


    Abaixo, SEIS provas inequívocas e incontestáveis, que comprovam estarmos vivendo há muito tempo atrás sem que ninguém até antes de mim soubesse: a 3° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO ÁGUA:


    1° PROVA:
    Predominância Atômica-Molecular-Maior De Nossos Corpos: ÁGUA.


    2° PROVA:
    Predominância Maior De Cobertura De Superfície Do Nosso Planeta: ÁGUA.


    3° PROVA:
    ÁGUA, Molécula Formada Por 2 ÁTOMOS De HIDROGÊNIO + 1 ÁTOMO De OXIGÊNIO “H²O”, 2+1=3, que corresponde justamente a 3° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO ÁGUA: que ainda vivemos.


    4° PROVA:
    ÁGUA, ELEMENTO normalmente encontrado em 3 estados físicos: ESTADO LÍQUIDO, ESTADO GASOSO e ESTADO SÓLIDO: 3, correspondente a 3° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO ÁGUA: que ainda vivemos.


    5° PROVA:
    Nosso Planeta-H... “H” de habitável que chamam equivocadamente de TERRA: encontra-se justamente na 3° posição orbital em relação ao SOL, comprovando que ainda vivemos: a 3° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO ÁGUA.


    6° PROVA:
    O fato de ainda estarmos vivendo em um mundo TRIDIMENSIONAL em TERCEIRA DIMENSÃO, que corresponde também a 3° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO ÁGUA: que ainda vivemos.

    Se tu quiseres aprender de verdade, tudo sobre ERAS DE PREDOMINÃCIAS ELEMENTARES: TRANSIÇÕES DAS MESMAS: AQUECIMENTO GLOBAL: QUAL O VERDADEIRO FORMATO DO QUE CHAMAM DE UNIVERSO: QUAL O VERDADEIRO FORMATO DE NOSSA GALÁXIA: MACROMODELO-ATÔMICO: MICROMODELO-ATÔMICO: QUEM SOMOS NÓS: E QUEM TUDO VERDADEIRAMENTE CRIOU: acessa o blog: www.descobertascientificasineditas.blogspot.com

    Como não sou como a maioria dos brasileiros, que mesmo sendo JAGUAR³, tem complexo de ararinha... Digo: STEPHEN HAWKING, que acha que tudo sabe, serviria apenas: para ser meu aluno.

    ResponderExcluir