quarta-feira, 27 de abril de 2011

Modelo de Thomson

         O modelo atômico de Thomson (também conhecido como modelo do pudim de passas ou ainda como modelo do bolo de ameixa) é uma teoria sobre a estrutura atômica proposta por Joseph John Thomson, descobridor do elétron e da relaçao entre a carga e a massa do elétron, antes do descobrimento do próton ou do neutron.
         Os elétrons podiam ser considerados como constituintes básicos dos átomos.
     No modelo de J. J. Thomson, proposto em 1904, o átomo era considerado como um tipo de fluido com uma distribuição esférica contínua de carga positiva onde se incrustavam um certo número de elétrons, com carga negativa, o suficiente para neutralizar a carga positiva.


        O modelo tinha como hipótese a existência de configurações estáveis para os elétrons ao redor das quais estes oscilariam.
        Contudo, segundo a teoria eletromagnética clássica ( para um melhor entendimento sobre essa teoria acesse ), não pode existir qualquer configuração estável num sistema de partículas carregadas se a única interação entre elas é de caráter eletromagnético.
         Além disso, como qualquer partícula com carga elétrica em movimento acelerado emite radiação eletromagnética, o modelo tinha como outra hipótese que os modos normais das oscilações dos elétrons deveriam ter as mesmas freqüências que aquelas que se observavam associadas às raias dos espectros atômicos.
Mas não foi encontrada qualquer configuração para os elétrons de qualquer átomo cujos modos normais tivessem qualquer uma das freqüências esperadas.
        De qualquer modo, o modelo de Thomson foi abandonado principalmente devido aos resultados do experimento de Rutherford.

10 comentários:

  1. podemos concluir que são ótimos todos os critérios utilizados por ele

    ResponderExcluir
  2. muito legal me ajudou muito

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigado cara tava precisando estudar isso.

    ResponderExcluir
  4. tá uma bosta, não entendi nada

    ResponderExcluir
  5. Da o cuzinho da ruloadas

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. A maioria aí não sabe o que está dizendo, é uma ótima explicação, falou até de alguns questionamentos. Andei lendo um livro justamente sobre a teoria eletromagnética, não tem falhas relevantes nessa explicação. "bosta" são vocês que não entendem!

    ResponderExcluir
  8. cês são todos uma bosta

    ResponderExcluir